terça-feira, 12 de julho de 2016

Transatlântico - Tão sonhadas férias

Viajar de cruzeiro nasceu do desejo de celebrarmos, dez anos de casados. Viajantes de carteirinha, sempre de avião ou carro, viajar de navio foi novidade para mim. Então estreiei em grande estilo: Uma travessia transatlântica!
Viajamos pela Pullmantur no navio Monarch.
A seguir relatarei como foi e no final colocarei dicas essenciais para quem for "marinheiro de primeira viagem" como eu.

Saímos de La Guaira, Venezuela, passamos por Aruba, Colômbia, Panamá, San Martin e chegamos em Portugal, ao todo foram 16 dias de viagem.

O embarque no porto de La Guaira foi tumultuado. Não havia uma lógica e nem indicações do que fazer primeiro. Estavamos com muita bagagem, então eu aguardei numa primeira fila (que depois descobrimos desnecessaria) enquanto meu marido buscava informações.
Aguardavam-nos cinco filas, começando pela da Interpol, que foi rapidinha. Depois, a de pagar uma taxa de saída do país. Logo, a da gorgeta, presumidamente destinada aos funcionários de bordo. Que na verdade era uma pegadinha. Nós lemos e  imprimimos o contrato, uma cláusula aclarava que estes serviços estavam embutidos no preço final das passagens. Evitamos assim, desperdiçar U$ 412. Isso mesmo: quatrocentas e doze verdinhas. Seguimos para os carimbos de saída no passaporte e, por fim, a de embarque. Bota aí umas 3 horas no total. 

No momento da compra, muitas eram as opções de cabine. Foi fácil decidirmos pela mais econômica afinal, três anos vivendo em motorhome muito nos ensinou sobre espaços reduzidos. E, imediatamente, percebemos que a decisão foi acertada. A cabine 4525 era ótima. Não nos importamos em gastar dinheiro, mas também não é necessário desperdiça-lo.
Nosso quarto
Nosso pacote era a de Tudo Incluído, sendo que o preço final para ambos foi de mil dólares. Uma bagatela, em se tratando de um passeio de 16 dias. Com um acréssimo de U$ 150 dolares (cada) se podia obter o pacote Tudo  Incluído Premium. A diferença era basicamente que no premium haviam mais marcas de bebidas ( e também as mais caras).

O Monarch foi construído na França pelo Chantiers de l'Atlantique e pegou no batente em 1991. Após mais de 20 anos navegando pela Royal Caribbean, foi transferido para a espanhola Pullmantur Cruceros em 2013. Está algo cansado, porém segue bem cuidado e totalmente operacional. Tem capacidade para 2.752 passageiros e 75.000 toneladas. Grandão, enfim.


A bordo existem dois restaurantes à la carte onde no momento de checkin te informam a mesa na qual você jantará todas as noites e há outro restaurante tipo buffet onde se pode fazer as demais refeições e também jantar. Basicamente a comida dos dois restaurantes é igual, o menu do dia do a la carte também é servido no buffet. Até mais ou menos a metade da viagem havia sempre opções de frutas e bastante saladas, com o passar dos dias e sem ter como reabastecer desses produtos tão frágeis, foi rareando as opções e quantidades. 
Além dos 3 restaurantes havia também uma "lanchonete" servindo pizza e sanduíches do meio dia até 10 da noite e um "Canto Oriental" onde se podia eleger os ingredientes para que na hora o cheff fizesse no wok um prato para você. Também 4 bares além dos 2 bares a beira de piscina. Vinhos, cerveja, destilados e licores muito bons. Os drinks deixaram a desejar por usar concentrado de frutas. Cafés, cappuccinos e derivados, excelentes nos vários bares. A cordialidade da maioria dos funcionários é muito boa. A da dos baristas e garçons, excelente.


Atividades: um desafio para o esforçado pessoal de entretenimento, sobretudo nos 11 dias de pura navegação entre St Maarten e Portugal. A piscina, sempre muito concorrida é uma das atrações preferidas. Junto a piscina acontecem atividades como quizzes, bingo, concursos, aulas de dança...
Há uma academia, porém não muito grande e sempre muito disputada. O uso da academia está incluída no preço da passagem, porém há atividades extras como aulas de yoga, spinning, aulas de abdominais que são a parte. Infelizmente a pista de caminhada/corrida é também lugar permitido a fumantes, o que na minha opnião não combina muito, pois você lá fazendo seus exercícios e respirando fumaça não dá. Havia uma biblioteca, com apenas 4 livros em português, títulos em inglês eram maioria. Também havia um Spa, com serviços de limpeza de pele, massagens, manicure etc, (não incluso no valor da passagem). Tive muita sorte em ser contemplada com um mimo do Spa, uma massagem facial deliciosa com direito a hidratação e nutrição. Há também uma danceteria que funciona todos os dias da meia noite as 03:00 frequentada por pessoas dos 18 aos 80s.
Tratamento realizado no SPA



Há atividades dentros dos salões de festa do navio, durante o dia, aulas de dança, taichi e artesanato.
Todas as noites acontecem espetáculos, no amplo teatro Broadway, sempre com uma temática diferente e que também irá ditar (sem nenhuma obrigação) o traje da noite. Houveram noite do Rock, do Traje de gala, noite tropical, noite dos piratas, noite do Branco...

Nos bares sempre há som ao vivo, as bandas e grupos fazem um rodízio, tocando em horários  e locais diferentes. De longe, a melhor banda do navio é a banda Tom Brasil. Músicos de primeiríssima com um delicioso repertório. Viramos fãs!
Banda Tom Brasil



Convivência: a composição de passageiros era majoritariamente latina. Muitos brasileiros, colombianos, venezuelanos, portugueses, espanhóis. Mas também haviam canadenses, americanos, alemães, holandeses... uma babilônia, enfim! Conhecemos várias pessoas bacanas e interessantes.

Haviam muitas crianças de diferentes idades. Para as mais pequenas, havia o club Guppy, onde recreadores juntos com os pais entretinham os pequenos. Para os maiores havia o Club Teen, também com muitas atividades, mas onde as crianças e adolescentes podiam ficar sozinhos, sem a presença dos pais.
Pista de caminhada.



Dicas importantes:


  • Ao escolher sua cabine, saiba que quanto mais alto o andar onde ela ficar, mais você sentirá o balanço do mar.
  • Leia o contrato, assim você pode evitar as famosas ciladas.
  • Leve na mala de mão um kit protetor solar, traje de banho e chinelos. A sua mala despachada tardará em chegar na sua cabine.
  • Se você tem alguma restrição alimentar, prefira o restaurante a la carte e seja muito claro de sua necessidade. Também leve algumas opções de alimentos prontos, pois não há muita variedade para celíacos, diabéticos e alérgicos, fora que pode haver contaminação cruzada.
  • Esqueça a dieta, coma o que gosta sempre tendo em mente comer o suficiente e não exagerar. É fácil perder a conta quando tudo está servido a vontade.
  • Quanto ao álcool, eleja os drinks menos calóricos, vá de vinho (80 calorias/150ml) que além de menores calorias é comprovadamente benéfico a saúde, ou ainda eleja por exemplo um licor de cassis (103 calorias/30ml) misturado com água com gás (300ml), fica legal no copo, você leva mais tempo para consumir evitando tomar demais e ainda reidrata, outra opção também é o espumante (85 calorias/125ml).
  • Dos cafés servidos a bordo, sugiro evitar o café bombom, por conter leite condensado, se torna muito calórico e te juro, nem é tão bom assim, um capuccino com stévia é mais gostoso.
  • Se fizer uso regular de adoçantes, leve o seu de casa (opte por adoçantes naturais ou menos químicos possíveis como a stévia por exemplo) No navio há somente um tipo composto de dextrose/ciclamato/sacarina.
  • Não se apresse em comprar souvenirs. Nos ultimos dias eles baixam de preço. Também as vezes é melhor comprar nos portos, nas lojas  duty free.
  • Tenha em mãos algum artifício para fugir do enjoo. Maçãs verdes ajudam muito, mascar gengibre também. Existem pulseiras que fazem pressão em um ponto do pulso que também podem ser úteis, em casos extremos tenha em mãos medicamentos para esse fim. (fale com seu médico para saber o ideal)
  • Leve consigo todos os medicamentos que poderá precisar. Uma consulta a bordo pode custar caro e medicamentos só podem ser vendidos com prescrição medica, também custarão mais caro a bordo. ( A bordo o seguro viagem não pode ser acionado, tendo que a consulta ser paga e pedir reembolso mais tarde)
  • Lavanderia no navio é cara, leve roupa suficiente para os dias a bordo. Durante o dia faz bastante calor no lado de fora e durante a noite frio. Leve roupas adequadas para as duas situações.
  • Internet tem um preço bem elavado, sugiro desconectar-se e viver o momento. Se o roteiro que fizer parar em portos, vá a um café e conecte-se de lá.
  • Leve consigo um bom livro e jogos (baralho, dominó ou jogos eletronicos) podem ser úteis em dias mais monótonos.
  • Nenhum traje é obrigatório (se pede apenas que não entrem de traje de banho e sem camisa nos restaurantes) Não se sinta mal em não levar roupa sociais ou não se enquadrar na temática. 80% das pessoas a bordo não o fazem.
  • Walkie Talkie não funciona a bordo. Use um sistema de horários e pontos de encontro. Exemplo: a cada hora na frente de um determinado bar. O navio é grande e as vezes seus companheiros podem ter habitos diferentes dos seus.
  • Faça uso regular do álcool gel fornecido pelo navio. Havia uma virose respiratória que contaminou 90% das pessoas a bordo. Com o uso regular do desinfetante você pode evitar ser contaminado.
  • Redobre o cuidado com a exposição solar.


Texto e fotos por Paulo Rollo e Jeanne Look.
Esse post faz parte de um dos relatos dessa viagem, voltarei a falar dessas férias, me aguardem!

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