Reeducação alimentar - RA

Oi Gentem, tudo bem? (Sem tempo de ler? Vá para o resumo dessa matéria no final da page)

Nessa page do blog vou explicar o que é RA. Vou só explicar só porque tem muita gente que não sabe o que é e outras que confundem com dieta de emagrecimento.

Então vamos lá: RA ou "reeducação alimentar" nada mais é do que aprender ou reaprender a comer. Sim, isso mesmo. Tem muita gente que não sabe comer bem e saudável ou ainda que tem uma relação doentia com a comida.
Comer certo, faz toda diferença. Se vc come certo sua saúde melhorará muito, seu sistema imunológico ficará mais forte, sua composição corporal será adequada e você não sentirá fome toda hora e conseguirá emagrecer.
RA não é uma dieta que você faz um mês, emagrece e para, RA é algo que você leva para toda a vida, saber o que comer fará a mudança ser para sempre.

A primeira regra da RA é que não existem alimentos proibidos, isso mesmo, nada de terrorismo nutricional. Leite é alimento, glúten faz parte de alimentos saudáveis, gordura pode ser comida naturalmente, carboidratos não são vilões!

A regra é clara, a natureza produz? Então pode comer!

O que devemos evitar são "produtos alimentícios". Você sabe a diferença entre produtos alimentícios e alimento? Não? Alimento é tudo que a natureza produz ou que você poderia facilmente usar para produzir comida em casa, com ingredientes comuns enquanto um produto alimentício é algo cheio de produtos químicos que só a indústria consegue fazer.


Sabe a frase descasque  mais, desembale menos?
Serve muito bem pra RA.

Ok, então posso comer tudo que for natural, comida de verdade, a vontade?
Pode! Seguindo a segunda regrinha:

Coma suficiente proteinas!

Nem toda caloria é igual. Proteínas, além de causarem mais saciedade, gastam até 25% das suas calorias para serem digeridas, enquanto carboidratos gastam em media 13% e gorduras apenas 3%.
Então se vc comer 100 calorias de proteína, seu corpo aproveitará apenas 75, se comer a mesma quantidade de calorias em carbos, aproveitará 87 e de gorduras, aproveitará 97. E quando eu digo aproveitar, me refiro a potencialmente estocar essa energia em forma de gordura corporal. Viu a vantagem?
Então coloque proteínas em todas as suas refeições.

Você deve estar perguntando agora, quantas refeições eu devo fazer?
Isso vai variar, não existe uma regra. Você pode tanto fazer 8 ao dia, quanto só 3.
As variantes dependem basicamente de quantas horas você passa acordado e quanto você gosta de comer para se sentir saciado.
Se você acorda as 5 da manhã e sente fome logo ao acordar, fará café da manhã, provavelmente um lanche e depois almoçar.
Se vai dormir muito tarde, precisará de uma ceia, dependendo da hora da janta, e também precisará de um lanche no meio da tarde.
Se você prefere um prato de pedreiro do que pequenas refeições, provavelmente ficará bem com 3 refeições. Já se gosta ou só consegue comer pouquinho de cada vez, precisará comer mais vezes.
O importante é ter conhecimento do próprio corpo e do seu dia a dia, dividir bem as refeições e comer apenas quando tiver fome real (não emocional, nem aquela fome que se tem, só porque o relógio marcou a hora de comer)

Terceira regra: Coma suficientes fibras.

Encher o prato de vegetais e legumes garantirá a maior parte das necessidades diárias de fibras de uma pessoa. Frutas e farinhas integrais também podem ajudar a completar sua cota.
A recomendação da  OMS é de que a ingestão de fibras alimentares para adultos seja de 20 a/> 35 g/dia.

Finalmente a regrinha mais importante:

Desvicie o seu paladar!

Muita gente não percebe que tem um paladar infantil ou viciado.
Paladar infantil é quando achamos que não gostamos de algo. Sim só "achamos", igual criança pequena que nunca provou cebola, mas diz que não gosta. Antes de dizer que não gosta, prove. E prove de diferentes modos, com diferentes temperos, com diferentes texturas.
Eu não gostava de cenoura. Mas descobri que não gosto de cenoura cozida. Adoro ela ralada, ou ao vapor, desde que fique "al dente"
Berinjela era outro preconceito meu, mas eu apenas não tinha comido com o tempero certo.
Antes de dizer que não gosta, tente comer 10 vezes de diferentes modos. Sim você tem todo direito de não gostar de algo, mas tenha certeza disso!

Outro vício que temos é saturar o paladar com o doce ou o salgado. Saiba: existe o azedo, o amargo e o umami.
Quando comemos algo doce ( ou salgado) nosso cérebro recebe um sinal de prazer e busca por mais dessa sensação. Com o tempo, acabamos inconscientemente aumentando a quantidade de açúcar/adoçante/sal pra sentir essa sensação com mais vividez. Isso vira uma bola de neve, quando você percebe, o doce de antes, já não é tão doce e você acaba querendo mais.
Já viu aquela vovózinha que coloca 50 gotas de adoçante no café?
Provar outros sabores desvincula nosso cerebro desse vicio.
Faça o teste!
Por 10 dias tome seu café amargo. Nos primeiros dias será horrivel. Mas depois, você nunca mais tomará adoçado. Prometo! (devolvemos seu dinheiro caso não esteja completemente satisfeito! heheh)
Faça isso com o azedo também (sugiro tomar suco de limão ou comer maracujá).
O umami pode ser aguçado com o consumo de vegetais sem tempero nenhum.

E vale lembrar que:
Existem alimentos que são saudáveis mas não são estratégicos para certas situações.
Se você tem a intenção de emagrecer, não vai ficar adicionando azeite de olivas em tudo, certo?
E existem "alimentos" que são naturais mas que não agregam nada de saúde na nossa mesa, que é o caso dos açúcares ~ sim, todos eles, inclusive o mascavo e o de coco ~ já que não contém nada (ou quase nada) de nutrientes com uma alta quantidade de calorias. Eles não estão proibídos, porem vale a pena evitar-los.


Resumindo:

Comer quando temos fome real, priorizar proteína em todas as refeições, excluir industrializados cheios de corantes, conservantes e adoçantes artificiais, comer integral, abusar de vegetais e legumes e manter a mente e paladar abertos para novos gostos, farão com que você aprenda a se alimentar corretamente e assim manter a saúde e bem estar.

Gostou do post? Compartilha! <3








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...