quinta-feira, 9 de março de 2017

8 dicas para manter o foco no plano fitness

Conhece alguma pessoa que quer melhorar a saúde, o corpo e iniciam uma dieta ou exercícios com toda força e com toda a disciplina do mundo, porém logo após alguns dias/semanas desistem, acabam "jacando" e não conseguem voltar mais para o plano inicial ou ainda ficam no efeito sanfona que só prejudica o metabolismo.
Saiba como não entrar num eterno overloop da dieta e exercícios.

1- Evite extremismo no plano alimentar/dieta, sempre faça pequenas mudanças por vez, assim você conseguirá continuar por mais tempo. Lembre-se a mudança deve ser  para a vida toda e não simplesmente para alguns meses.

2- Faça o mesmo com os exercícios. Se você nunca praticou uma atividade física antes e já começar com muita intensidade, ou querer compensar o tempo perdido, a tendência é que o seu corpo fique logo cansado e sua mente acumule muito stress, assim aumentando as chances de desistir logo.

3- Planeje metas realistas de curto, médio e longo prazo e respeite cada meta, não adianta se desesperar. O que mais vejo são coisas do tipo "Preciso perder 30kg em 3 meses" que é totalmente contra produtivo, pense que passou uma vida toda com maus hábitos alimentares e pouca atividade física, querer emagrecer tanto em tão pouco tempo apenas causará frustrações, desânimo, stress e rebote de peso.

4- Seu corpo é muito inteligente, ele é altamente adaptativo a sua rotina e sempre buscará meios de entrar em homeostase (Platô), com isso, você precisa elaborar manutenções calóricas e de exercícios de forma constante e gradativa. Por isso, quando fizer deficit calórico faça devagar, pouco a pouco para sempre ter pra onde ir, quando a perda de peso estacionar. O mesmo com os exercícios. Também não esqueça de dar pequenos "choques" metabólicos com uma refeição livre a cada 15 ou 30 dias e faça  dias de descanso dos exercícios.

5- Estratégias funcionam se seguidas a longo prazo, você pode montar uma estratégia com menos quantidade de carboidratos e mais gorduras ou também pode montar uma estratégia com mais carboidratos e menos gorduras, fazendo de maneira consciente e com consistência, você terá resultados.

6- Entregue-se por inteiro. Se você decidiu que não tomará mais refrigerante, dedique-se e alcance essa meta. Mereça cada alimento que você se brinda, se escolher malhar 3 vezes na semana, vá e faça um treino completo, com todo o seu empenho. Nada adianta ir 7x na semana por duas horas e ficar boa parte conversando ou mexendo no celular.

7- Sua mente é a maior "causadora" de seus problemas físicos. Sim, se sua mente não estiver bem você não irá conseguir levar o seu físico adiante, então antes de tudo alinhe ela para que ela possa alinhar o seu físico, goste do que você faz e evite problemas externos em trabalho/estudos/rotina, faça isso por amor e com prazer, acorde todos os dias com o pé direito e termine o seu dia com a sensação de "dever cumprido".

8- Tire o foco da balança, variações extremas de peso são muitas vezes balanço (ou desbalanço) de eletrólitos e também variação de água no organismo e inclusive material fecal, se pese de forma esporádica a cada 1 mês ou a cada 15 dias e mesmo se não houver grande variação, SE CONCENTRE NO ESPELHO, ele sim deve ser seu amigo pois ali é onde você verá a verdade sobre você e se você está ou não tendo resultados.

Gostou? Compartilha! <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...