terça-feira, 19 de abril de 2016

Glúten

Oi gentem.
Estão me questionando porque não posto receitas com trigo.

Pois bem vou explicar. Há pouco mais de 2 anos começei a sentir um cansaço exagerado e dores nas juntas. Visitei vários médicos, de diversas especialidades.

Fiz vários exames e tive diagnósticos desde depressão a reumatismo, só que eu não concordava com isso, não tenho idade para estar assim doente, então um amigo médico , me ofereceu um panorama impensável, pedindo que eliminasse por completo o glúten por 10 dias e refizesse os exames.

O resultado foi impressionante. Não sentia mais os sintomas e as taxas de antígenos reumáticos caíram pela metade. Pesquisando mais sobre o tema descobri que atualmente o trigo (mesmo o integral, que era o que eu consumia) tem o dobro de glúten do que os de há 50 anos. O grão foi sendo selecionado geneticamente para que contenha mais glúten, já que este é o que faz o pão render mais e ficar mais macio.

Não defendo a eliminação do glúten na vida de ninguem, porém alerto a todos que existem uma grande maioria de pessoas que têm uma intolerância ao glúten e não sabem.

Nem sempre o diagnóstico é de reconhecendo fácil, visto que a sensibilidade ao glúten tem sintomas que podem se sobrepor a outros problemas de saúde tornando-se difícil distinguir.

É importante você saber que muitos destes sintomas podem se manifestar logo após as suas refeições e podem desaparecer rapidamente. Em outros casos, os sintomas podem ficar por algumas semanas ou tornaram-se crónicos.
Confira aqui uma lista de 7 sintomas que pode ajudar a diagnosticar uma sensibilidade ao glúten:

Tonturas ou Vertigens: Sentir falta de equilíbrio pode ser um sinal de intolerância ao glúten.

Doenças auto-imunes: Certamente não em todos os casos, mas alguns casos com problemas de tiroidite de Hashimoto, artrite reumatóide, colite ulcerativa, lúpus, escleroderma, esclerose múltipla, psoríase, são doenças onde a taxa intolerância ao glúten é bem alta.

Fadiga Crônica: Se sentir uma fadiga quase constante, confusão mental, e sensação de cansaço, especialmente após as refeições consulte um médico, poderá ser apenas uma intolerância ao glúten.

Queratose pilar: também conhecido como “pele de galinha” que se manifesta normalmente nas costas dos braços e coxa é o resultado de deficiência de ácidos graxos causados ​​pelo glúten.

Fibromialgia: Algumas pessoas diagnosticadas com fibromialgia e fadigas crônicas realmente têm intolerância ao glúten, mas não percebem isso. Se você foi diagnosticado, considere o glúten como a causa potencial.

Dores de cabeça persistentes: Enxaquecas e dores de cabeça persistentes é outro sinal potencial da sua intolerância ao glúten. Eles também podem ser sinais de desidratação e outras desordens.

Problemas digestivos crónicos: gases, diarréia, inchaço e  que persiste aparentemente sem causa é um dos sinais mais evidentes. A obstipação é um sinal comum de intolerância ao glúten em crianças.

Para ter certeza que você tem alguma intolerância o ideal é manter uma dieta normal com glúten e buscar um gastro para fazer os exames de sangue e  uma biopsia, apenas retirar o glúten da dieta pode mascarar a doença ou dar um falso negativo nos exames.

Se você for diagnosticado com intolerancia, recomendo buscar um nutricionista para ter um bom equilibrio alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...