domingo, 3 de abril de 2016

Docinhos energéticos

Ingredientes:
1 xícara de Tamaras (cerca de 8)
Uma xícara e meia de aveia em flocos
2 colheres de sopa de mel
Meia xícara de sementes de cânhamo* (ou semente de girassol)
Meia xícara de nozes picadas (ou amendoim, ou oleaginosa de sua preferencia)
1 colher de sopa sementes de chia
1 colher de sopa de linhaça moída
1 colher de chá de canela
1 colher de chá gengibre em pó
Meia colher de chá de cravo em pó
1 pitada de chá de sal marinho

Modo de preparo:
Deixe de molho as tamaras em água quente por aproximadamente 10 minutos, escorra e adicione a um processador de alimentos
Pulsar o processador de alimentos algumas vezes até datas formar uma pasta grossa.
Adicione os ingredientes restantes e pulse até virar uma massa
Deixe descansar na geladeira por cerca de 10 minutos.
Enrole cada docinho com as mãos umedecidas em água
Pode ser armazenado em um recipiente fechado na geladeira por até uma semana.
Rende 10 docinhos

Esse docinho funcional contém muitos nutrientes que vem do melado e das sementes.
Causa uma enorme saciedade, principalmente daquela vontade incontrolável de comer doces.

* Informações adicionais sobre a semente de cânhamo:

As 'hemp seeds', na tradução, 'sementes de maconha', têm sido apontadas como o alimento funcional do momento. Entre as suas muitas contribuições para a dieta, uma delas é saciar a fome.

E se você pensou em larica - aquela fome que sentem os fumantes de maconha - e não entendeu o efeito das sementes, a gente explica.  "A confusão entre os dois surge do fato de que ambos provêm da espécie Cannabis sativa, mas semente de cânhamo (como também é chamada a "hemp seed") não contém THC (tetrahydrocannabinol). A intensa vontade de comer que toma conta do usuário de maconha após consumir a planta é causada por este, que é o principal composto da cannabis", esclarece a nutricionista Patricia Davidson.

O THC, explica a especialista, estimula o organismo a liberar leptina - o hormônio que controla o apetite. "Isto, somado à maior percepção dos bulbos olfatórios e o aumento da sensibilidade palativa, torna o ato de comer mais prazeroso para o usuário", acrecenta ela.

Segundo a nutricionista, além das sementes não possuírem o THC, elas apresentam alto teor de fibras, que induzem a saciedade precoce e também equilibram a função intestinal, estimulam a detox orgânica.
Alimento é rico em nutrientes, como ômegas 3 e 6 e sais minerais

Os benefícios da semente não param por aí. As hemp seeds reduzem o colesterol, têm ação antiinflamatória, aliviam o stress, diminuem a pressão arterial, contribuem para a formação e manutenção de massa muscular, saúde do cabelo, da pele e das unhas e da saúde óssea.

"São altamente nutritivas: fontes de proteína vegetal de ótima qualidade, além dos ômegas, vitaminas e minerais. Por isso, tornam-se uma alternativa ideal para vegetarianos e pessoas que apresentam alergia à soja, intolerância ao glúten e produtos lácteos", explica Patrícia.

Destrinchando cada um dos seus componentes, as hemp seeds contém ômega 6 e ômega 3, na proporção exata para compensar o principal desequilíbrio da dieta contemporânea. "Essas 'gorduras do bem' reduzem o mau colesterol, graças ao ômega 6, enquanto a redução de triglicerídeos sanguíneos e da pressão arterial se devem em maior proporção ao ômega 3. Vinte gramas de hemp seeds por dia correspondem a uma colher de sobremesa ou 100g de salmão assado", compara.

Graças ao ácido gama linolênico, as sementes de maconha também têm efeito antiinflamatório e aliviam os sintomas do stress, regulando o humor e a sensação de bem estar. A poderosa semente ainda contém proteínas - essenciais para formação e manutenção de massa muscular, saúde do cabelo, da pele e das unhas - e fibras alimentares, que são importantes para o equilíbrio da função intestinal.

As hemp seeds também são ricas em minerais importantes para a saúde óssea e muscular, além de conter compostos bioativos fitosteróis, que auxiliam na prevenção de doenças coronarianas, alguns tipos de câncer e doenças crônico degenerativas como o Alzheimer e Parkinson.
Hemp seeds já podem ser encontradas no Brasil

Nos EUA, as sementes são encontradas em supermercados. Por aqui, a aquisição das hemp seeds é difícil, mas boas casas de especiarias e mercados municipais já estão iniciando a comercialização.

Seu sabor é suave, próximo ao das sementes de girassol, avelã e nozes, e elas são versáteis, podendo ser consumidas cruas, germinadas, transformadas em leite ou incrementando receitas do dia-a-dia como saladas e risotos.

"É importante lembrar que em todas as opções, elas devem ser usadas cruas ou levemente tostadas, pois seus ácidos graxos tem grande instabilidade à altas temperaturas, podendo formar produtos tóxicos", ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...